NOVO

Curso para Auxiliares em Funções de Apoio Educativo

Cláudia Amaral

360.00

16 de julho 2024
Limpar
PED/AFAE

Description

A função do Assistente Operacional na área da Ação Educativa desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente escolar inclusivo e no apoio ao desenvolvimento integral dos alunos. Este curso, com uma duração de 21 horas, foi desenvolvido com o propósito de dotar os participantes de conhecimentos e competências específicas necessárias para trabalhar eficazmente em contextos educativos.

Objetivos Gerais
Este curso destina-se a capacitar Assistentes Operacionais para desempenhar funções na área da Ação Educativa, promovendo um ambiente escolar inclusivo e apoiando o desenvolvimento integral dos alunos. O curso visa dotar os participantes de conhecimentos e competências específicas necessárias para trabalhar eficazmente em contextos educativos.
Objetivos Especificos
- Compreender o papel do Assistente Operacional na promoção de um ambiente educativo positivo.
- Aplicar estratégias de apoio ao desenvolvimento socioemocional dos alunos.
- Colaborar eficazmente com professores e outros profissionais da educação.
- Lidar com situações desafiantes no contexto escolar.
- Promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Programa
1. Enquadramento da Ação Educativa
1.1. Papel do Assistente Operacional na escola.
1.2. Enquadramento legal da Ação Educativa.
1.3. Ética e profissionalismo.

2. Desenvolvimento Socioemocional
2.1. Compreensão do desenvolvimento infantil.
2.2. Estratégias para promover a autoestima e o bem-estar dos alunos.
2.3. Apoio às relações interpessoais.

3. Comunicação e Colaboração
3.1. Técnicas de comunicação eficaz.
3.2. Colaboração com professores, psicólogos escolares e outros profissionais.
3.3. Trabalho em equipa.

4. Resolução de Conflitos
4.1. Identificação e gestão de situações de conflito.
4.2. Estratégias de mediação.
4.3. Promover a empatia e a resolução pacífica de problemas.

5. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
5.1. Compreensão das necessidades educativas especiais (NEE).
5.2. Apoio a alunos com NEE.
5.3. Adaptações curriculares e acessibilidade.

6. Saúde e Segurança na Escola
6.1. Prevenção de acidentes e situações de emergência.
6.2. Cuidados de saúde básicos.
Segurança no ambiente escolar.

7. Prática e Estudos de Caso
7.1. Análise de casos reais.
7.2. Discussões em grupo e partilha de experiências.
Destinatários/as
Assistentes Operacionais que desempenham funções em estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas públicas. Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e competências específicas para trabalhar na área da Ação Educativa em contextos escolares. Qualquer pessoa interessada em compreender o papel e as responsabilidades dos Assistentes Operacionais na promoção de um ambiente escolar inclusivo e no apoio ao desenvolvimento integral dos alunos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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