E-Formador

Formador/a: Manuel Martins

100.00

01 de fevereiro 2023 01 de março 2023 02 de abril 2023 02 de maio 2023 01 de junho 2023 01 de julho 2023 01 de agosto 2023 01 de setembro 2023 02 de outubro 2023 02 de novembro 2023 02 de dezembro 2023
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067ED/eFormador

Description

O ensino à distância tem ocupado um espaço crescente na prática dos formadores certificados. A experiência das salas de formação precisa agora de se adaptar aos novos contextos digitais, aos novos recursos pedagógicos e dinâmicas de grupo e avaliação da aprendizagem. A partir da plataforma Moodle, dispõe de todas as ferramentas para adquirir as competências necessárias para o curso de E-Formador, podendo interagir sempre com o responsável pelo curso. A duração do curso é 60 horas totalmente em e-Learning (formação a distância).

Objetivos Gerais
O Curso Formação de E-Formadores, pretende capacitar os E-Formandos para conceptualizar, planear, dinamizar e avaliar cursos em formato e-Learning, promovendo o envolvimento, motivação, aprendizagem e criatividade por parte dos E-formandos.
Objetivos Especificos
Analisar os principais regulamentos e normativos aplicáveis à atividade do E-Formador no contexto do Sistema Nacional de Qualificações;
Interpretar os princípios da formação a distância e das diferentes formas de organização da formação;
Refletir acerca das potencialidades pedagógicas e didáticas das tecnologias digitais na educação e formação;
Planear cursos e/ou unidades de formação online em função dos temas, das necessidades identificadas, das características dos destinatários e dos contextos de intervenção
Definir e desenhar modelos pedagógicos e didáticos para cursos de tipo "colaborativo" e/ou de "autoformação" (aprendizagem individualizada), ou contemplando outras estratégias pedagógicas identificáveis e didaticamente adequadas às tecnologias utilizadas;
Estruturar, alojar e gerir cursos e/ou unidades de formação em plataformas digitais de aprendizagem;
Desenvolver e/ou adaptar conteúdos educativos com recursos a ferramentas de autor;
Desenhar estratégias e cenários de aprendizagem online em função da tipologia de cursos ("colaborativo", "individualizado" ou outro);
Planear e implementar estratégias de dinamização de indivíduos e grupos de aprendizagem online;
Desenhar e implementar atividades para diferentes modelos de formação e design pedagógicos;
Definir e conceber sistemas de avaliação da aprendizagem e da formação online;
Conceber e avaliar instrumentos de apoio à aprendizagem dos formandos.
Programa
1. Introdução ao curso e ao ambiente online
1.1. Abertura e Integração no Curso
1.2. Exploração e Navegação na Plataforma de Aprendizagem Colaborativa Moodle

2. Processos e Estratégias de Aprendizagem
2.1. Processos e Estilos de Aprendizagem
2.2. Aprendizagem Colaborativa

3. Comunidades Virtuais e Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
3.1. Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
3.2. Tutoria, Moderação e Comunidades Virtuais de Aprendizagem

4. Design de Cursos de Formação Online
4.1. Planeamento e Produção de um Módulo de Formação à Distância
4.2. Acompanhamento e Avaliação das Formação à Distância

5. Orientação e Planeamento de um Projeto de Módulo a Distância

6. Conceção e Produção de Recursos para Formação a Distância
6.1. Estratégias para conceção de RTP
6.2. Conceção e Produção de Recursos

7. Conceção de e-curso
7.1. Conceção e desenvolvimento do projeto prático
7.2. Apresentação do projeto e avaliação
Destinatários/as
Considera-se como público-alvo prioritário do Curso Professores, Formadores, Gestores de Formação, Coordenadores de Formação, Técnicos de Formação, Psicólogos e outros profissionais interessados, que pretendam desenvolver Cursos em regime ensino à distância, independentemente da sua área de formação ou prática profissional.
Pré-Requisitos
Ser detentor de CCP ou certificado de competências pedagógicas
Formador/a
Manuel Martins
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono (isto é, sem sessões com hora marcada), na Plataforma Informática Moodle da Incurso- Consultoria e Formação Profissional, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes. O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras). Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo Formador, informação recolhida pelos próprios Formandos (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais. No final de cada Módulo e no final do Curso, o Formador disponibiliza aos Formandos e-atividades (e-actividades Formativas e e-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle. A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual o Formando ficará muito limitado na sua participação nos Fóruns de Discussão previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as E-atividades programadas. O acompanhamento a prestar pelo Formador é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle
Métodos de Avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-atividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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