Como Escrever Documentos Profissionais

Ana Daniela Ferreira

200.00

11 de setembro 2024
Limpar
103ED/CEDP

Description

No contexto da organização empresarial e burocrática, as relações sociais dão especial relevo às conveniências que preservam a integridade organizacional, cabendo à linguagem o papel de instrumento de trabalho necessário para o cumprimento de tarefas e a manutenção da ordem institucional. Deve-se considerar que a comunicação escrita é, antes de tudo, uma forma de comunicação interpessoal. Nesse sentido, retoricamente, ela preserva algumas das características interativas da conversação, destacando que a comunicação escrita, nada mais é do que uma conversa entre pessoas que estão distantes fisicamente. Não é só o meio que usamos para comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.

Objetivos Gerais
Desenvolver competências de redação de documentos profissionais identificando as ideias-chave, estruturando o texto tendo em conta a organização de ideias e os fatores de eficácia de um texto.
Objetivos Especificos
- Identificar aspetos base para a construção de um texto.
- Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias.
- Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento.
- Redigir textos profissionais para desencadear a ação.
Programa
1. Identificar os aspectos base para a construção de um texto:
1.1. O destinatário e as suas características
1.2. Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
1.3. A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
1.4. O texto como ato de comunicação

2. Estruturar o pensamento:
2.1. Determinar as ideias-chave
2.2. Distinguir o essencial do acessório
2.3. Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave

3. Estruturar o Texto:
3.1. Estruturar e organizar o texto
3.2. Encadear as ideias
3.3. As sínteses, os assuntos e os títulos
3.4. Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
3.5. Definir as especificidades dos vários textos
3.6. E-mail
3.7. Textos curtos (carta)
3.8. Textos longos (estudos, relatórios)

4. Redigir Textos Profissionais para Desencadear a ação:
4.1. Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
4.2. Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
4.3. Identificar os fatores de eficácia de um texto
4.4. Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
4.5. Utilizar a linguagem adequada
4.6. Informalidade e respeito
Destinatários/as
Esta formação é direcionada a profissionais que necessitam de habilidades de comunicação escrita no contexto empresarial e burocrático. Além disso, é ideal para todos os profissionais das áreas de comunicação que desejam adquirir conhecimentos sobre as práticas e estratégias de redação de documentos profissionais. Este curso é especialmente relevante para aqueles que desejam reforçar as suas competências de escrita e aprender técnicas essenciais para redigir textos eficazes e persuasivos.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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