Gestão de Armazém e Layout

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Description

A gestão eficiente de um armazém é fundamental para o sucesso das empresas que dependem de uma cadeia de abastecimento eficaz. Um armazém bem organizado e com um layout otimizado pode fazer a diferença na produtividade, redução de custos e satisfação dos clientes.

Ao investir na formação dos colaboradores responsáveis pela gestão de armazéns, as empresas estarão a promover uma maior eficiência operacional, reduzindo erros, atrasos e custos desnecessários. Além disso, estarão a criar uma equipa mais qualificada e motivada, capaz de enfrentar os desafios do mercado atual.

Não perca a oportunidade de potenciar o desempenho do seu armazém e elevar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Garanta o sucesso do seu negócio através de uma formação especializada e direcionada para as necessidades da sua empresa beneficiando assim das vantagens competitivas que uma gestão eficiente pode oferecer.

Objetivos Gerais
Capacitar os participantes com conhecimentos abrangentes sobre gestão de armazém e layout.
Desenvolver competências para uma gestão eficiente dos recursos e processos no armazém.
Promover a compreensão da importância do layout na otimização do espaço e da movimentação de materiais.
Objetivos Especificos
Compreender os conceitos fundamentais da gestão de armazém e a sua relação com a cadeia de abastecimento.
Aprender técnicas de análise e organização do layout do armazém.
Identificar as melhores práticas para a gestão de recursos humanos, espaço e materiais no armazém.
Desenvolver competências para otimizar a movimentação de materiais e o fluxo de operações.
Aplicar métodos de controlo de stock e monitorização de desempenho no armazém.
Conhecer as tecnologias e sistemas de informação utilizados na gestão de armazéns.
Programa
Introdução à gestão de armazém e a sua importância na cadeia de abastecimento.
Análise e design do layout do armazém.
Organização do espaço e aproveitamento de recursos.
Gestão de stock e controlo de inventário.
Métodos de movimentação e armazenamento de materiais.
Tecnologias e sistemas de informação aplicados à gestão de armazéns.
Gestão de equipas e recursos humanos no armazém.
Monitorização de desempenho e indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Destinatários/as
Responsáveis logísticos e de operações. Responsáveis e chefes de armazéns. Responsáveis por depósitos afetos a redes de distribuição e transporte. Responsáveis por estaleiros de obras. Colaboradores da empresa para os quais seja útil conhecer as melhores práticas de armazenagem.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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