Gestão de Stocks

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P_GS

Description

Apresentamos o curso de Gestão de Stocks, uma formação essencial para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na gestão eficiente e estratégica de stocks nas empresas. Este curso abrange conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas necessárias para otimizar a função de gestão de stocks, desde a análise dos processos de compras até a maximização da eficiência operacional e redução de custos. Este curso é indicado para aprimorar competências nesta área fundamental para o sucesso empresarial.

Objetivos Gerais
Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas necessárias para melhor gerir a função de gestão de stocks da sua empresa. Pretende-se ainda desenvolver competências de análise dos macro processos de compras da cadeia de valor, a optimização e melhoria das suas vertentes estratégica, organizacional e pessoal, processos, sistemas de informação e partilha de experiências setoriais contribuindo assim para uma maior competitividade, seja pelo melhor nível de serviço ao cliente, seja pela maior eficiência e redução de custos.
Objetivos Especificos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
Diagnosticar, classificar e gerir os stocks;
Desenvolver um planeamento, organização e controlo adequados;
Reduzir custos da gestão de stocks e de armazenagem.
Programa
1.Enquadramento
Caracterização dos stocks
Classificação funcional
Critérios de comparação nas politicas alternativas
Modelação de custos

2.Modelos determinísticos de procura
Modelo para a reposição instantânea com e sem rotura de stock
Optimização do processo de compra
Custos adicionais a considerar (de armazenagem, transporte)
Descontos de qualidade

3.Modelos estocásticos de procura
Fontes de incerteza
Níveis de encomenda
Dimensionamento do stock de segurança

4.Integração da gestão de stocks na cadeia logística encomendas
Gestão de inventários
Rotas de distribuição
Esquemas colaborativos de gestão de stocks
Planeamento push da distribuição
Destinatários/as
Os destinatários desta ação são profissionais e gestores que desempenham funções relacionadas à gestão de stocks em empresas de diferentes setores, nomeadamente: Gestores de stocks; Responsáveis pela gestão de armazéns; Analistas de stocks; Profissionais envolvidos na cadeia de abastecimento e logística; Gestores de compras; Profissionais de planeamento e controlo de inventários; Supervisores e coordenadores de operações de armazenagem; Profissionais de áreas financeiras e contabilidade relacionadas com gestão de stocks; Empresários e empreendedores interessados em melhorar a gestão de stocks na sua empresa; Qualquer pessoa interessada em adquirir conhecimentos e competências na área da gestão de stocks.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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