Gestão Emocional em Contexto Laboral

Formador/a: Elisa de Mira

120.00

05 de dezembro 2023
Limpar
PED/GECL

Description

A expectativa deste investimento, na contínua qualificação dos funcionários/técnicos, é promover uma significativa melhoria nos processos de gestão e funcionamento de cada sector organizacional. Um indivíduo com um transtorno mental, para além de apresentar consequências para o próprio, apresenta também para todos os colegas de trabalho assim como para a organização onde está inserido. A inteligência emocional é a capacidade de se gerir o comportamento de forma eficaz e consiste em quatro aptidões fundamentais: autoconsciência; autogestão; consciência social; competência social. Cada aptidão, por sua vez, é composta por vários conjuntos específicos de competências. A qualidade comunicacional e relacional está diretamente ligada à produtividade dos colaboradores. Facilitando a implementação de novas dinâmicas/competências nos/nas funcionários/as gera-se mais saúde mental em contexto laboral, mas para se poder usar a razão de forma eficiente são necessários a emoção e o pensamento objetivo que constituem o lado racional de cada um de nós.

Objetivos Gerais
Promover nos participantes competências para reconhecer as suas emoções e reações, perante determinadas situações do quotidiano pessoal, social e laboral usando estratégias de gestão e otimização das mesmas perante os desafios diários
Objetivos Especificos
Conceito de inteligência emocional
Onde e como nascem as emoções
Cultura, a pele da personalidade
Distinguir emoções e sentimentos
A importância das emoções nas relações interpessoais em qualquer contexto
Linguagens emocionais do foro privado e público
Programa
1. Gestão Emocional em Contexto Laboral
Conceito de inteligência emocional
Onde e como nascem as emoções
Cultura, a pele da personalidade
Distinguir emoções e sentimentos
A importância das emoções nas relações interpessoais em qualquer contexto
Linguagens emocionais do foro privado e público
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
Elisa de Mira
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação