Inteligência Emocional da Gestão de Pessoas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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P_IEGP

Description

A formação em Inteligência Emocional permite o fortalecimento de relações e ganho de autocontrolo, automotivação e empatia. Concorre para a melhoria da sua comunicação e permanência no mundo dos negócios com maior compreensão e controlo das emoções.

Objetivos Gerais
Desenvolver a consciência emocional e adquirir as ferramentas necessárias para a implementação da inteligência emocional na gestão das relações
Programa
1. Controlar a presença e a imagem:
1.1. Controlar a presença e a imagem;
1.2. Aprender a conhecer-se;
1.3. Identificar as mensagens implícitas enviadas para o interlocutor;
1.4. Adequar os gestos ao discurso.

2. Desenvolva a capacidade de influenciar positivamente:
2.1. Avaliar e tomar consciência do seu potencial;
2.2. Tornar positivas as diferenças;
2.3. Utilizar a criatividade e originalidade.

3. Melhorar o autocontrole:
3.1. Mecanismos que o ajudam a controlar ou evitar situações profissionais que provocam tensões.

4. Construir relações harmoniosas com os outros:
4.1. Ouvir, entender e ver o outro;
4.2. Observar de modo objetivo;
4.3. Desenvolver relações de confiança e respeito.

5. Ruptura nas relações:
5.1. Estratégias de conhecimento, avaliação e desenvolvimento do autoconhecimento;
5.2. Prever os conflitos e resolvê-los desde o início;
5.3. Detetar os comportamentos de aceitação ou de rejeição;
5.4. Canalizar os sentimentos e emoções chave para enfrentar as dificuldades: raiva, culpa, tristeza, (...).

6. Saber gerir as relações com os outros em caso de conflito ou desacordo:
6.1. Resistir às influências negativas;
6.2. Expressar positivamente um ponto de vista.
Destinatários/as
Profissionais pretendam compreender os mecanismos das emoções e utilizar a sua inteligência emocional para otimizar as suas relações profissionais.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Metodologia de Envolvimento ativo na rotina de trabalho: a realidade é base para a sustentação teórica. Metodologia ativa: o diagnóstico obtido será o mote de análise, reflexão e transformação que permitirá a implementação de novos padrões mentais e comportamentais.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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