Inclusão de Competências Digitais no Ensino

Formador/a: A definir

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PED/C2CDD

Description

O uso crítico, criativo e seguro das novas tecnologias é essencial para podermos aplicar as ferramentas que esta nos oferece no campo educacional. A formação cria o espaço para que se possa aprender as competências essenciais que qualquer professor/formador precisa para desenvolver as suas sessões no campo digital.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo desenvolver as habilidades digitais atuais, integrando os conceitos de TIC na sociedade de hoje. A inteligência artificial também é um exemplo de análise.
Objetivos Especificos
Conhecer em que consiste a base de referência em competências através do conhecimento das competências-chave;
Conhecer as competências-chave na atualidade;
Identificar as características e vantagens das TIC na nossa sociedade.
Programa
1. Competências Digitais
1.1. As competências-chave
1.2. As competências digitais na atualidade
1.3. As TIC na sociedade atual
1.4. Inteligência artificial
Destinatários/as
Profissionais com interesse em aprofundar os seus conhecimentos e com conhecimentos básicos no assunto. Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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