Inovação na Gestão Municipal – O PRR e os Novos Instrumentos de Planeamento, Financiamento e Gestão

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

Pedir informações »

Pedir informações »

PED/IGM

Description

A aplicação dos instrumentos, metodologias e conceitos inerentes à Nova Gestão Pública no âmbito da Gestão Financeira das Autarquias Locais, permitirá dotar os responsáveis pela Gestão Municipal dos recursos necessários ao desenvolvimento de uma eficaz Gestão Financeira das várias áreas de atuação e competência municipal através da disponibilização de ferramentas e conceitos inovadores aplicáveis especificamente à Administração Local. Aumentar a transparência na utilização dos recursos públicos, através da modernização e simplificação da Gestão Financeira Municipal, contribui para a promoção de uma mudança estrutural e fundamental para o aumento da qualidade e Sustentabilidade das Finanças Locais.

Objetivos Gerais
Dotar os Responsáveis pela Gestão Municipal dos recursos necessários à Gestão Financeira das suas áreas de atuação através da disponibilização de ferramentas e conceitos inovadores aplicáveis à Administração Local.
Objetivos Específicos
- Demonstrar uma compreensão geral dos conceitos de finanças locais e como eles se relacionam com o contexto diário de gestão autárquica
- Compreender os princípios básicos da gestão financeira e sua aplicação no contexto do governo local
- Descrever os vários tipos de orçamentos, as etapas envolvidas na preparação de um orçamento e as questões envolvidas na orçamentação dos governos locais
- Obter uma compreensão básica dos princípios de contabilidade e relatórios financeiros e suas aplicações
- Discutir as melhores estratégias de mobilização de receita
- Discutir conceitos e princípios de gestão de despesas
- Descrever as vantagens e desvantagens das várias opções de financiamento de investimento
Programa
1. Apresentação do tema e breve referência à Nova Gestão Pública (1 h),
2. Metodologias e Instrumentos inovadores associados aos pilares da gestão financeira municipal (6 h),
3. Gestão da Receita e fontes financiamento municipal (3 h),
4. Gestão da Despesa e controlo da execução orçamental (3 h),
5. Gestão do endividamento (1 h).
Destinatários/as
Eleitos e Dirigentes responsáveis pelas diversas áreas das Entidades Públicas Locais e Intermunicipais que pretendam aplicar os instrumentos, metodologias e conceitos inerentes à Nova Gestão Pública no âmbito da Gestão Financeira das Autarquias Locais.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos