Perturbações de Ansiedade

Formador/a: A definir

Sob Consulta

Perturbações de Ansiedade

Pedir informações »

Pedir informações »

PED/ANSIEDADE

Description

Os sintomas de uma perturbação da Ansiedade podem aparecer subitamente ou gradualmente. Podem deixar a cirnaça ou adolescente confusos, assustados ou sobrecarregados por todas as pequenas coisas. Podem evitar falar das suas preocupações por medo de não serem compreendidas pelos outros ou serem julgadas de forma injusta. A boa notícia é que existem intervenções eficazes para reduzir e aprender a gerir a nossa ansiedade. Os Professores podem estar atentos a alguns sinais de ansiedade nos alunos e estão muitas vezes numa óptima posição para ensinar os seus alunos sobre a ansiedade. Para além disso, podem fazer algumas alterações e utilizar algumas estratégias que facilitem a vida aos alunos com ansiedade.

Objetivos Gerais
Identificar o quadro sintomatológico das perturbações de Ansiedade Fornecer estratégias para lidar com as perturbações da ansiedade em contexto escolar. Fornecer estratégias de prevenção do desenvolvimento das perturbações de ansiedade.
Programa
1.Perturbações de ansiedade
2.Manifestações das perturbações (sinais e sintomas)
3.Prevalência
4.Orientações
5.Análise e discussão de casos
Destinatários/as
Professores e Educadores de Infância.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação