Primeiros Socorros para Motoristas

Sob Consulta

Pedir informações »

Pedir informações »

Description

Este programa de primeiros socorros para motoristas visa equipar os participantes com as competências necessárias para responder de forma eficaz a situações de emergência durante a condução. Ao adquirir conhecimentos e habilidades básicas de primeiros socorros, os motoristas estarão melhor preparados para lidar com acidentes, incidentes e emergências médicas, garantindo a segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

Objetivos Gerais
Capacitar os motoristas com conhecimentos e habilidades básicas de primeiros socorros.
Preparar os motoristas para responder eficazmente a situações de emergência durante o seu trabalho.
Promover a segurança e bem-estar dos motoristas e dos passageiros em caso de acidentes ou incidentes.
Objetivos Especificos
Conhecer os princípios básicos de primeiros socorros e a importância de agir rapidamente em situações de emergência.
Identificar sinais vitais e avaliar o estado de consciência de uma vítima.
Aprender técnicas de suporte básico de vida, como RCP (ressuscitação cardiopulmonar) e uso de desfibrilhador externo automático (DEA).
Saber como lidar com situações de hemorragias, queimaduras, fraturas e outros ferimentos comuns.
Adquirir conhecimentos sobre o tratamento de emergências médicas específicas, como crises convulsivas, ataques cardíacos e reações alérgicas.
Conhecer os procedimentos corretos para chamar ajuda médica e comunicar efetivamente informações relevantes.
Programa
1.Introdução aos primeiros socorros e sua importância (1 hora)
Princípios básicos de primeiros socorros
Responsabilidades dos motoristas em situações de emergência

2.Avaliação de vítimas e sinais vitais (1 hora)
Verificação dos sinais vitais (pulso, respiração, pressão arterial)
Avaliação do estado de consciência da vítima

3.Suporte básico de vida (2 horas)
RCP (ressuscitação cardiopulmonar)
Uso de DEA (desfibrilhador externo automático)

4.Tratamento de ferimentos e lesões (3 horas)
Hemorragias e curativos
Queimaduras e seu tratamento
Fraturas e imobilização de membros

5.Emergências médicas comuns (3 horas)
Crises convulsivas
Ataques cardíacos
Reações alérgicas

6.Procedimentos de emergência e comunicação (1 hora)
Chamar ajuda médica
Comunicar informações relevantes de forma clara e precisa
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação
Testemunhos