Segurança Rodoviária

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Description

A segurança rodoviária é uma preocupação essencial para as empresas que possuem uma frota de veículos ou que dependem do transporte rodoviário para suas operações. Os acidentes de trânsito representam riscos significativos para a segurança dos colaboradores, bem como para a reputação e produtividade das empresas. Nesse contexto, é fundamental investir em formação e conscientização sobre segurança rodoviária, visando reduzir os acidentes, promover uma condução responsável e proteger os recursos humanos e materiais envolvidos nas operações.

Objetivos Gerais
O curso de Segurança Rodoviária tem como objetivo geral proporcionar aos participantes conhecimentos e competências para adotar práticas seguras e responsáveis no contexto do trânsito rodoviário, contribuindo para a prevenção de acidentes e a promoção da segurança no ambiente de trabalho.
Objetivos Especificos
Compreender os principais fatores de risco no trânsito rodoviário e suas implicações para a segurança.
Identificar e aplicar as normas e regulamentos de trânsito pertinentes.
Desenvolver habilidades de condução defensiva e prevenção de acidentes.
Reconhecer a importância da manutenção preventiva dos veículos.
Adotar comportamentos responsáveis e éticos no trânsito, respeitando os direitos dos demais usuários da via.
Conhecer os procedimentos adequados em situações de emergência no trânsito.
Programa
Introdução à Segurança Rodoviária (1h)
Importância da segurança rodoviária para as empresas.
Estatísticas e impacto dos acidentes de trânsito.
Papel dos colaboradores na prevenção de acidentes.

Normas e Regulamentos de Trânsito (2h)
Legislação de trânsito aplicável.
Sinalização e prioridades de trânsito.
Regras de condução em diferentes tipos de vias.

Condução Defensiva e Prevenção de Acidentes (3h)
Princípios da condução defensiva.
Identificação e gestão de riscos no trânsito.
Técnicas de condução segura e prevenção de acidentes.

Manutenção Preventiva dos Veículos (1h)
Importância da manutenção regular dos veículos.
Verificação de itens de segurança e funcionamento adequado dos veículos.

Comportamento Ético e Responsável no Trânsito (1h)
Respeito às regras e direitos dos demais usuários da via.
Ética e cortesia no trânsito.
Sensibilização para a importância da segurança rodoviária.
Destinatários/as
Motoristas profissionais que atuam no transporte de cargas ou passageiros. Colaboradores que utilizam veículos da empresa para deslocamentos profissionais. Gestores de frota ou responsáveis pela segurança rodoviária nas empresas. Qualquer colaborador interessado em adquirir conhecimentos e competências relacionados à segurança rodoviária.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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