Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho para Motoristas Profissionais

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Description

Garanta a segurança e bem-estar dos motoristas profissionais!
Além do risco de acidentes rodoviários, eles enfrentam problemas de saúde, como dores nas costas, quedas durante a movimentação de cargas e atrelagem de reboques. Condições ambientais adversas, exposição a ruído, vibrações e substâncias perigosas também são desafios. O stresse relacionado ao trabalho, má alimentação, falta de descanso e pressão do tempo afetam a condução.
Este curso aborda todas essas questões, capacitando os motoristas para prevenir acidentes, melhorar a postura, adotar hábitos saudáveis e lidar com o stresse.
Investir no bem-estar dos motoristas é investir na qualidade dos serviços!
A prevenção é a melhor intervenção!

Objetivos Gerais
Sensibilizar e desenvolver atitudes e comportamentos adequados às regras de segurança e higiene no trabalho nos principais riscos inerentes à atividade de motorista profissional.
Objetivos Especificos
Promover boas práticas de SSHT em motoristas profissionais:
Reconhecer a prioridade das medidas de proteção individual;
Identificar medidas preventivas para diferentes riscos profissionais;
Melhoria das condições de realização de movimentação de cagas, quer manual quer mecânica;
Atuar de forma adequada face a situações de acidente e de emergência;
Perceber e desenvolver uma postura, a organização que reflitam uma imagem saúde e bem estar;
Melhorar as condições de trabalho.
Programa
1. Saúde Segurança e Higiene para Motoristas Profissionais
1.1. Consciencialização dos motoristas para a segurança e saúde;
1.2. Boas práticas de SSHT e rebater vícios adquiridos;
1.3. Reconhecer a prioridade das medidas de proteção individual;
1.4. Diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais associadas à atividade;
1.5. Identificação por parte do motorista das medidas preventivas a utilizar perante as diversas situaçõe
1.6. Melhoria das condições de realização de movimentação de cargas (manual e mecânica;
1.7. Atuação adequada face a situações de acidente e de emergência;
1.8. Postura, a organização e a sua imagem reflexo de saúde;
1.9. Condições de trabalho
Destinatários/as
Motoristas Profissionais de Transportes Ligeiros e Pesados de Mercadorias/ Passageiros
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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