Segurança na Operação de Grua Articulada em Camião
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
A operação de gruas articuladas em camiões no setor de transporte e logística requer conhecimento especializado e estrita adesão às normas de segurança. É crucial que os operadores desses equipamentos possuam habilidades adequadas e estejam cientes dos procedimentos de segurança para evitar acidentes e danos. O curso ´Segurança na Operação de Grua Articulada em Camião´ foi desenvolvido para atender a essa necessidade específica.
A participação neste curso oferece benefícios significativos para as empresas.
Os operadores capacitados em segurança têm maior probabilidade de operar as gruas articuladas de forma eficiente, minimizando acidentes e danos materiais.
Além disso, a formação em segurança promove a conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades reguladoras, melhora a produtividade e eficiência nas operações de carga e descarga, e fortalece a imagem da empresa como uma organização comprometida com a segurança e o profissionalismo.
Objetivos Gerais
- Efetuar uma utilização correta, racional e segura deste equipamento;
- Operar uma grua aplicando as regras e normas de segurança.
Objetivos Especificos
- Avaliar os perigos e riscos inerentes à manobra do equipamento (camião e grua) e implementar medidas de segurança adequadas;
- Interpretar tabelas e diagramas de carga para determinar a capacidade de levantamento adequada e garantir uma operação segura;
- Conhecer as medidas de prevenção e regras gerais de segurança na operação do equipamento (camião e grua);
- Identificar os principais acessórios de elevação e movimentação de cargas, reconhecendo os riscos associados e aplicando medidas preventivas para mitigar esses riscos;
- Familiarizar-se com as regras de segurança no manuseamento dos acessórios de elevação, garantindo a segurança pessoal e a integridade das cargas.
Programa
1.1 Sensibilização para a segurança no local de trabalho;
1.2 Principais causas de acidentes de trabalho;
1.4 Equipamentos de trabalho com maior incidência de sinistralidade.
2. Análise e prevenção de riscos:
2.1 Consequências dos acidentes de trabalho;
Principais riscos associados à manobra de camiões grua;
3. Movimentação mecânica de cargas;
3.1 Princípios de estabilidade e distâncias de segurança;
3.2 Elevar, transportar e manobrar e assentar ou descarregar a carga.
4. Regras de segurança durante a operação:
4.1 Regras de atuação;
4.2 Sinais convencionais para operações com equipamentos de movimentação e elevação de cargas;
4.3 Proteção individual.
5. Regras de utilização dos elementos de elevação:
5.1 Identificar os acessórios de preensão de cargas: Inspeção de cabos de aço, lingadas, verificação de guinchos, tipos de lanças;
5.2 Regras de utilização dos elementos de elevação;
5.3 Diagrama de cargas;
5.4 Tipos amarração/regras para vários tipos de carga.
6. Manutenção da máquina:
6.1 Procedimentos de manutenção;
6.2 Inspeções de rotina.
Destinatários/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.