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Sensibilização e Informação Pública – UFCD 5870

José Fernando Alves

Sob Consulta

PED/SIP

Description

É fundamental que os serviços de proteção civil recebam formação especializada em sensibilização e informação pública, como a oferecida pelo curso UFCD 5870 – Sensibilização e Informação Pública. Esta formação proporciona uma compreensão abrangente dos princípios e práticas essenciais da Proteção Civil, destacando a importância da sensibilização e comunicação eficazes.

Através deste curso, os profissionais de proteção civil adquirem as habilidades necessárias para promover uma cultura de segurança e prevenção de riscos dentro das comunidades locais. Ao entender e aplicar os conceitos-chave de sensibilização e informação pública, os serviços de proteção civil estão melhor equipados para educar e alertar a população sobre potenciais perigos e ações preventivas em situações de emergência.

Ao estar em conformidade com os padrões estabelecidos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), esta formação contribui para a qualificação e certificação dos profissionais de proteção civil, assegurando que eles estejam adequadamente preparados para lidar com situações de crise e para promover a segurança e bem-estar das comunidades que servem.

Objetivos Gerais
Os objetivos gerais deste curso visam capacitar os participantes a compreender os fundamentos da Proteção Civil e a promover uma cultura de segurança e prevenção de riscos. Os formandos serão orientados para a importância da sensibilização e informação pública no contexto da Proteção Civil e para a adoção de comportamentos preventivos e de auto-proteção.
Objetivos Especificos
- Enumerar os princípios da Proteção Civil.
- Demonstrar uma cultura de segurança.
- Promover a adoção de comportamentos de prevenção e auto-proteção.
- Identificar os protagonistas e os intervenientes.
- Identificar riscos.
- Demonstrar hábitos de segurança.
- Exemplificar as atitudes adequadas em emergências.
Programa
1. A atividade e os agentes de Proteção Civil.

2. Conhecimento dos riscos vs responsabilidade coletiva - a cultura do risco (o envolvimento do cidadão na sua própria segurança).

3. Informação vs comunicação.

4. Informação ao Público sobre Proteção Civil (mitos, credibilidade e confiança):
4.1. Uso das redes sociais na comunicação com o público.

5.O risco.
5.1. Nos espaços de trabalho.
5.2. Na habitação.
5.3. No lazer.

6. Dinamização do Plano de Emergência Municipal (análise dos riscos; cartas militares; ordenamento do território, etc..).

7. Planos de Emergência:
7.1. Nas escolas e em casa.
7.2. Casa e escola seguras.
7.3. Sinalética de emergência.
7.4. Kit de proteção civil.
7.5. Formação básica de primeiros socorros.

8. Medidas de prevenção e de autoproteção.
Destinatários/as
Os destinatários privilegiados destas ações são os profissionais e técnicos que atuam diretamente nos serviços de proteção civil, incluindo membros de equipas de emergência, gestores de crise, coordenadores de operações de resgate e prevenção, bem como quaisquer outros funcionários responsáveis pela segurança e bem-estar das comunidades locais. Esses profissionais desempenham um papel vital na resposta a situações de emergência e desastres, e a formação em sensibilização e informação pública é essencial para aprimorar suas capacidades de comunicação, educação e preparação da população em casos de risco e crise.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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