Description
O curso ´Tacógrafos: Tempos de Condução e Repouso´ é essencial para empresas de transporte rodoviário. O tacógrafo é obrigatório em veículos comerciais e regista os tempos de condução e repouso dos motoristas, garantindo a conformidade legal e a segurança nas estradas.
Benefícios:
Conformidade legal: Evita penalidades e problemas legais.
Segurança nas estradas: Previne a fadiga e reduz acidentes.
Eficiência operacional: Otimiza o planeamento e evita atrasos.
Bem-estar dos motoristas: Promove a saúde e qualidade de vida.
Imagem corporativa: Reforça a reputação da empresa.
Durante o verão, é importante destacar a relevância dos tempos de condução e repouso, considerando o aumento do fluxo de veículos e as condições climáticas desafiantes.
Investir nesta formação é estratégico para empresas de transporte, garantindo segurança, eficiência e conformidade legal.
Objetivos Gerais
Conhecer os tempos de condução, pausa, repouso e de trabalho aplicável aos motoristas nos termos da legislação comunitária e nacional.
Exercer a atividade no estrito cumprimento dos tempos de condução regulamentados na legislação comunitária e nacional aplicável.
Objetivos Especificos
Utilizar corretamente o cartão de condutor e efetuar o correto preenchimento das folhas de registos;
Identificar e cumprir os Período de condução, tempo diário de condução, tempo semanal e bi-semanal de condução, conforme legislação em vigor;
Cumprir as pausas obrigatórias na condução, conforme legislação em vigor;
Cumprir os períodos de repouso diários e semanais, conforme legislação em vigor;
Cumprir os tempos de trabalho aplicáveis aos trabalhadores móveis, conforme legislação em vigor.
Programa
Constituição dos tacógrafos.
Funcionamento dos tacógrafos.
Modo de Utilização.
Suportes de Registo dos Tacógrafos (1 hora)
Cartão de Condutor: Elementos e forma de utilização.
Folhas de Registo: Elementos, preenchimento e formas de utilização.
Tempos de Condução, Pausa, Repouso e Trabalho (4 horas)
Identificação dos Tempos de Condução, designadamente períodos de condução, Tempos Diários de Condução.
Identificação dos tempos de Pausa obrigatórios (pausa ininterrupta e pausa fracionada).
Períodos de Repouso: tempo de repouso diário regular e fracionado, e tempos de repouso semanal regular.
Tempo de trabalho consecutivo e tempo de trabalho diário em período diurno e período noturno.
Destinatários/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.