Tacógrafos, Tempos de Condução, Pausa, Repouso e de Trabalho dos Motoristas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

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Description

Este curso destina-se a todos aqueles que pretendem adquirir competências na área da operação de tacógrafos digitais e analógicos, assim como conhecer os tempos de condução, pausa, repouso e trabalho aplicáveis aos motoristas nos termos da legislação comunitária e nacional.

Objetivos Gerais
Dotar os formandos de competências necessárias para operarem com os tacógrafos digitais e analógicos e respetivos suportes de registo.
Conhecer os tempos de condução, pausa, repouso e de trabalho aplicável aos motoristas nos termos da legislação comunitária e nacional.
Exercer a atividade no estrito cumprimento dos tempos de condução regulamentados na legislação comunitária e nacional aplicável.
Objetivos Específicos
Identificar a constituição, funcionamento e modo de utilização dos tacógrafos digitais e analógicos;
Utilizar corretamente o cartão de condutor e efetuar o correto preenchimento das folhas de registos;
Identificar e cumprir os Período de condução, tempo diário de condução, tempo semanal e bi-semanal de condução, conforme legislação em vigor;
Cumprir as pausas obrigatórias na condução, conforme legislação em vigor;
Cumprir os períodos de repouso diários e semanais, conforme legislação em vigor;
Cumprir os tempos de trabalho aplicáveis aos trabalhadores móveis, conforme legislação em vigor.
Programa
1. Tacógrafos Digitais e Analógicos
1. 1. Constituição
1. 2. Funcionamento
1. 3. Modo de Utilização

2.Suportes de Registo dos Tacógrafos
2. 1. Cartão de Condutor: Elementos e forma de utilização
2. 2. Folhas de Registo: Elementos, preenchimento e formas de utilização

3. Tempos de Condução, Pausa, Repouso e Trabalho
3. 1. Identificação dos Tempos de Condução, designadamente períodos de condução, Tempos Diários de Condução
3. 2. Identificação dos tempos de Pausa obrigatórios (Pausa ininterrupta e pausa
fracionada);
3. 3. Períodos de Repouso Diários e Semanais
3. 4. Tempo de trabalho consecutivo e tempo de trabalho diário: em período diurno e
período noturno.
Destinatários/as
- Motoristas de Pesados de Mercadorias e Passageiros;
- Gestores de frota;
- Profissionais do setor de transporte e logística.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.

Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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