Description
O atendimento ao cidadão afigura-se como um fator primordial na construção da imagem da organização. Neste sentido é necessário investir na formação de todos aqueles que nos serviços públicos desempenham a função de atendimento de modo que estes sejam capazes de refletir uma imagem positiva facilitadora da prestação de um serviço de qualidade que vá ao encontro das expectativas/necessidades dos clientes e da natureza do serviço público que é prestado.
Deste modo, neste curso vamos desenvolver os conteúdos e práticas que traduzem um perfil adequado do profissional de atendimento pondo em evidencia as suas competências essenciais bem como a exploração, através de simulações e da análise de situações- problema que podem ocorrer em diferentes áreas de atividade prestada pelo Município como sejam Urbanismo; Águas; Rede Viária; entre outros.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Identificar as características do Perfil de competências do profissional de atendimento.
Identificar e tomar consciência da sua Atitude Comunicacional dominante, suas vantagens e inconvenientes para a Imagem da Organização e para a Função do Atendimento.
Utilizar técnicas para lidar com clientes insatisfeitos.
Programa
1.1. O atendimento como fator importante na construção da imagem da organização
1.2. As expectativas /necessidades dos clientes e a natureza do serviço público
1.3. O perfil do profissional de atendimento – competências essenciais
2. O modelo Comunicacional no atendimento
2.1. A comunicação interpessoal: suas características
2.2. Atitudes comunicacionais e seus efeitos
2.3. Vantagens da comunicação assertiva
3. Técnicas de Atendimento Presencial
3.1. Acolhimento e importância da primeira impressão
3.2. Requisitos do discurso/linguagem profissional no atendimento interno e externo
3.3. As técnicas Comunicacionais para lidar com clientes insatisfeitos
3.4. Análise de simulações com vista à melhoria dos comportamentos em situações de atendimento externo presencial.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.