Programa Avançado de Gestão do Capital Humano nas Autarquias Locais
Sob Consulta
Description
A Gestão de Recursos Humanos nas Autarquias Locais, num momento em que precisam de se “reinventar” e de implementar um conjunto de medidas para melhorar a organização e o funcionamento dos serviços públicos, adaptados às necessidades atuais dos cidadãos, assume particular relevância.
Em primeiro lugar, porque os desafios ligados à conjuntura económica obrigam à administração local a adaptar-se constante e rapidamente à alteração dos modos de funcionamento.
E em segundo ligar porque as despesas com os recursos humanos representam uma proporção considerável do orçamento das autarquias o que as obriga a tornar os processos de gestão de capital humano mais eficientes.
Este programa foi desenhado com o objetivo de proporcionar a esses profissionais conhecimentos diversificados e diferenciados adequados à realidade e aos desafios da administração pública autárquica.
Cada um dos módulos proporciona uma reflexão crítica sobre os modelos e ferramentas capazes de auxiliar na tomada de decisões estratégicas e operacionais, atendendo às especificidades do contexto autárquico.
Optou-se por reunir um conjunto de formadores com vasta experiência nas respetivas áreas temáticas, na sua maioria com trajetórias profissionais em serviço de gestão de recursos humanos da administração pública.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
- Dotar os formandos de conhecimento sobre os modelos de gestão de recursos humanos na administração pública local e as melhoras práticas desenvolvidas no setor público.
- Permitir aos formandos desenvolver várias competências transversais que lhes permite desenhar as soluções ajustadas às especificidades da administração local.
- Permitir aos formandos constituir uma rede de contactos mais alargada e diferenciada.
Programa
Módulo 1. Enquadramento Legal das Relações Laborais nas Autarquias Locais (06H)
1. As diferentes modalidades de contrato de trabalho
2. Mobilidade/cedência de interesse público
3. Tempos de trabalho e organização
4. Alteração do posicionamento remuneratório e prémios de desempenho, remuneração e descontos
5. O regime do SIADAP
6. Regime Disciplinar dos Trabalhadores em Funções Públicas
Módulo 2. Planeamento Estratégico e Operacional de RH nas Autarquias Locais (09H)
1. Processos fundamentais e objetivos da Gestão de Recursos Humanos nas Autarquias
2. Planeamento Estratégico e Operacional
3. Análise e Qualificação das Funções e Postos de Trabalho e o Mapeamento de Competências
4. Métodos de Previsão de recursos e a Identificação das Necessidades de RH
5. Identificar e reter talentos
6. Definição do People Plan
Módulo 3. People Management 5.0 - Modo de Atuação da Gestão de Pessoas (03:30H)
1. O impacto da "Gig Economy" nos RH
2. Desafios e tendências emergentes na Gestão de Pessoas
3. Novas abordagens aos processos de RH
Módulo 4. Employer Branding e Employee Experience nas Autarquias Locais (06H)
1. Definição da Marca de Empregador nas Autarquias Locais
2. Employee Value Proposition;
3. A Marca de Empregador na atração, recrutamento, acolhimento e integração, gestão e desenvolvimento de carreira
4. Técnicas, instrumentos e canais de comunicação (interna e externa) de Employer Branding
5. A relação entre a Employee Experience e o Engagement
6. Elaborar um plano de ação para a promoção do Employer Branding e Employee Experience
Módulo 5. Recrutamento, Acolhimento, Integração nas Autarquias Locais (03:30H)
1. Identificação de necessidades de recrutamento
2. Formas de recrutamento nas autarquias locais: procedimento concursal, mobilidade e outros
3. O acolhimento do novo colaborador
3.1. A importância do acolhimento; preparar o acolhimento (parte administrativa e executiva)
3.2. Programas de acolhimento; Ferramentas aplicáveis; a uniformização do acolhimento
4. A integração do novo colaborador
4.1. A importância da integração e os custos de uma má integração
4.2. Estruturar o percurso de integração
4.3. Avaliação dos resultados
4.4 Os erros mais comuns e suas repercussões
Módulo 6. HR Metrics & People Analytics - Avaliação e métricas aplicadas aos RH nas Autarquias Locais (06H)
1.A importância dos HR Analytics na execução da estratégia do Município
1.1.Alinhamento com a estratégia do Município
1.2. Medição dos impactos e resultados estratégicos
1.3. Conceito e âmbito de intervenção dos People Analytics)
2.Aplicar o Balance Scorecard de RH nas autarquias locais para definir a estratégia de People Analytics
2.1. A cadeia de valor RH, Scorecard Estratégico e de RH, estratégia da People Analytics
3.Definir as métricas e KPIs de Gestão de Pessoas
3.1. Tipos de métricas e KPIs
3.2. Indicadores de gestão de RH
3.3.Integração dos conceitos Big Data/Small Data em People Analytics, Matriz de Performance RH
3.4. Implementar a estratégia de People Analytics
3.5. Dashboards, Modelos de recolha, análise e reporting, Análise preditiva através do People Analytics
Módulo 7. As Carreiras na Administração Local - O processo de gestão e avaliação do desempenho (06H)
1. As Carreira na Administração Local
2. SIADAP: definição, desdobramento e articulação dos objetivos
3. Análise dos principais erros na formulação de objetivos e nos indicadores
4. A escolha das competências para a avaliação de desempenho- Construção de uma matriz
5. As estratégias e instrumentos para monitorizar os desempenhos no âmbito dos resultados e das competências
5.1. Comunicar o resultado da avaliação ao avaliado: momento chave da relação laboral
6. Partilha de Boas Práticas na Gestão de Recursos Humanos numa Autarquia (Participação de Convidado Especial)
Encerramento
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.