BBS Drive Advance
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
O BBS é um programa que visa aumentar a segurança durante o transporte rodoviário de mercadorias e influenciar o comportamento dos condutores através da observação, coaching e comunicação durante o treino individual na estrada.
A sua compreensão e aplicação à rotina de condução do motorista é essencial para a interiorização de atitudes consonantes com a defensividade e racionalidade na condução.
Objetivos Gerais
Aumentar a segurança durante o transporte rodoviário de mercadorias e influenciar o comportamento dos condutores através da observação, coaching e comunicação durante o treino individual na estrada.
Objetivos Específicos
- Compreender o Modelo de Implementação do programa BBS;
- Conhecer o instrumento de verificação e controlo Spot Check;
- Analisar os resultados, definindo medidas de evolução, intervenção e controlo.
- Conhecer o instrumento de verificação e controlo Spot Check;
- Analisar os resultados, definindo medidas de evolução, intervenção e controlo.
Programa
1. BBS DRIVE Advance_Enquadramento do Spot Check:
1.1. Conceito de Spot Check;
1.2. Formulário Spot Check;
1.3. Itens de avaliação;
1.4. Comportamento do condutor;
1.5. Impressão Global;
1.6. Calendarização de Avaliação: Inicial e Final;
1.7. Preenchimento do Spot Check (apreciação quantitativa e Qualitativa);
1.8. Comunicação e análise de resultados;
1.9. Medidas de Intervenção;
1.10. Pontos de Controlo.
2. Prática de Condução Monitorizada:
2.1. Prática de Condução;
2.2. Avaliação Inicial de comportamento de condução;
2.3. Avaliação Final de comportamento de condução;
2.4. Feedback e Ações de Melhoria.
1.1. Conceito de Spot Check;
1.2. Formulário Spot Check;
1.3. Itens de avaliação;
1.4. Comportamento do condutor;
1.5. Impressão Global;
1.6. Calendarização de Avaliação: Inicial e Final;
1.7. Preenchimento do Spot Check (apreciação quantitativa e Qualitativa);
1.8. Comunicação e análise de resultados;
1.9. Medidas de Intervenção;
1.10. Pontos de Controlo.
2. Prática de Condução Monitorizada:
2.1. Prática de Condução;
2.2. Avaliação Inicial de comportamento de condução;
2.3. Avaliação Final de comportamento de condução;
2.4. Feedback e Ações de Melhoria.
Destinatários/as
Motoristas de Pesados de Mercadorias.
Pré-Requisitos
Ser detentor de Carta de Condução de categoria adequada ao veículo em treino
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A prova prática, tem uma natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos praticam condução em contexto real e são avaliados através do formulário SPOT CHECK de BBS DRIVE. As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica. Tipo de Avaliação a) De reação (final) – no final da ação de formação haverá lugar ao preenchimento do Questionário de Avaliação Formando e do Questionário de Avaliação Formador b) De conhecimentos – formativa e sumativa ( final)
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.