Condução Económica e Segura

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Formação à medida – disponível para entidades

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007/CES

Description

A constante evolução tecnológica implementada nos veículos quer ao nível do motor e da segurança, faz com que os profissionais devam estar devidamente informados de forma a que tenham de adotar um novo estilo de condução, aproveitando as vantagens que estas tecnologias oferecem.
A este novo estilo de condução foi convencionado chamar de “Condução Eficiente” ou “Eco-driving”.

Objetivos Gerais
Tem objetivo principal a promoção de competências junto dos Motoristas Profissionais de mercadorias e passageiros, para que possam obter maior rentabilidade e eficiência no desempenho da sua profissão.

Contribuir, através da formação de condução económica e segura, boas práticas ao nível de redução do consumo de combustível e consequentemente reduzir a emissão de CO2 para atmosfera, algo que afeta as gerações viventes e futuras.
Otimizar sempre o uso de recursos, quer sejam tecnológicos ou humanos.
Desenvolver competências, atitudes e capacidades junto dos profissionais dos transportes de forma a melhorar o seu desempenho profissional.
Dinamizar respostas mais rápidas e assertivas, para decisões e atitudes mais claras perante as adversidades do dia a dia de um Motorista Profissional.
Objetivos Específicos
- Identificar os fatores que influenciam o consumo de combustível;
- Identificar fatores que concorrem para maior rentabilidade na utilização do motor;
- Calcular corretamente as Distâncias de Segurança;
- Conduzir, utilizando adequadamente, os controlos do veículo de forma a maximizar a economia nos consumos e aumentar a segurança.
Programa
1. Condução Económica e Defensiva
1.1 Princípios Base da condução Eficiente ou Eco-Driving
1.2 Vantagens
1.3 Condução económica
1.4 Fatores que influenciam o consumo de combustível
1.5 Cadeia cinemática (motor, caixa de velocidades e eixo traseiro)
1.6 Peso
1.7 Forças e resistência
1.8 Circulação Urbana: Segurança e Fatores de Risco
1.9 Obstáculos na circulação urbana
1.10 Ações e Capacidades de um motorista

2. Prática Aplicada de Condução Económica e Segura
Destinatários/as
Todos os Condutores de automóveis ligeiros e/ou pesados que pretendam ter uma condução mais responsável em termos ambientais e também mais económica, de forma a desempenhar as funções que lhe são atribuídas de forma segura e eficaz.
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação. A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação. Tem como finalidade validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelo formando, nos diversos domínios do saber. No entanto, mais do que centrada nos produtos e na emissão de juízos de valor, esta avaliação preocupa-se também com os processos, assumindo uma função pedagógica que inclui dimensões pessoais, didáticas, curriculares, educativas e sociais. Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação da ação de formação é o processo pelo qual se realiza uma monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados. Assumimos que uma intervenção foi eficaz se os formandos desenvolveram os saberes esperados, através de um processo de aprendizagem sustentado em métodos e técnicas ajustados, orientados por formadores experientes que ministraram um referencial adequado que, no momento e local certo, promoveu a transferência necessária e gerou os resultados desejados para a satisfação das necessidades dos indivíduos e da comunidade.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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