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NOVO

Conversas Cruciais para Lideranças 5.0

António Paulo Teixeira

320.00

02 de maio 2024
Limpar

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PED/CCL

Description

No âmbito do cenário empresarial em constante mutação, é crucial que os líderes desenvolvam competências para facilitar diálogos desafiadores e decisivos, fundamentais para o progresso organizacional.
O presente curso aborda diversos temas de relevância, desde a gestão de feedback de desempenho até à resolução de conflitos, englobando ainda as vertentes de liderança inclusiva e sustentabilidade. Através de metodologias práticas e discussões envolventes, os participantes desenvolverão as competências necessárias para liderar com êxito num contexto de Liderança 5.0. Neste, a adaptabilidade e uma comunicação eficiente desempenham papéis essenciais, impulsionando o sucesso organizacional e a adaptação às complexidades do atual ambiente empresarial.

Objetivos Gerais
Este curso tem como objetivo geral dotar os líderes da administração pública com as competências necessárias para liderar conversas cruciais com sucesso, promovendo um ambiente de trabalho saudável e eficaz.
Objetivos Especificos
- Compreender a importância das conversas cruciais na liderança e gestão de equipas.
- Identificar os elementos-chave de uma conversa crucial bem-sucedida.
- Aplicar estratégias para lidar com resistência e emoções durante conversas difíceis.
- Fornecer feedback construtivo de forma eficaz.
- Gerir conflitos de maneira produtiva e alcançar soluções colaborativas.
- Reforçar a comunicação interpessoal e a confiança nas equipas.
Programa
1.O Papel das Conversas Cruciais na Liderança
1.1.Importância das conversas cruciais para a liderança eficaz.
1.2.Benefícios e desafios das conversas difíceis.

2.Elementos-Chave de uma Conversa Crucial
2.1.Estrutura de uma conversa crucial bem-sucedida.
2.2.Preparação para conversas difíceis.

3.Lidar com Resistência e Emoções
3.1.Técnicas para lidar com a resistência do interlocutor.
3.2.Gestão das emoções pessoais e alheias durante a conversa.

4.Fornecer Feedback Construtivo
4.1.Princípios do feedback eficaz.
4.2.Exemplos práticos de fornecimento de feedback construtivo.

5.Gestão de Conflitos e Soluções Colaborativas
5.1.Estratégias para gerir conflitos de maneira produtiva.
5.2.Técnicas de resolução de conflitos e obtenção de soluções colaborativas.

6. A liderança e as conversas cruciais
6.1. O líder coach e a comunicação
5.2.O auto feedback e o auto feedforward
6.3.O que diferencia o líder coach? A atitude!
Destinatários/as
Os destinatários deste curso ´Conversas Cruciais para Lideranças 5.0´ podem incluir Líderes e Gestores; Profissionais de Recursos Humanos; Empreendedores e Proprietários de Empresas; Profissionais em Processo de Promoção; Gestores de Equipas Multiculturais; Profissionais Interessados em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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