Description
No âmbito do cenário empresarial em constante mutação, é crucial que os líderes desenvolvam competências para facilitar diálogos desafiadores e decisivos, fundamentais para o progresso organizacional.
O presente curso aborda diversos temas de relevância, desde a gestão de feedback de desempenho até à resolução de conflitos, englobando ainda as vertentes de liderança inclusiva e sustentabilidade. Através de metodologias práticas e discussões envolventes, os participantes desenvolverão as competências necessárias para liderar com êxito num contexto de Liderança 5.0. Neste, a adaptabilidade e uma comunicação eficiente desempenham papéis essenciais, impulsionando o sucesso organizacional e a adaptação às complexidades do atual ambiente empresarial.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Identificar os elementos-chave de uma conversa crucial bem-sucedida.
- Aplicar estratégias para lidar com resistência e emoções durante conversas difíceis.
- Fornecer feedback construtivo de forma eficaz.
- Gerir conflitos de maneira produtiva e alcançar soluções colaborativas.
- Reforçar a comunicação interpessoal e a confiança nas equipas.
Programa
1.1.Importância das conversas cruciais para a liderança eficaz.
1.2.Benefícios e desafios das conversas difíceis.
2.Elementos-Chave de uma Conversa Crucial
2.1.Estrutura de uma conversa crucial bem-sucedida.
2.2.Preparação para conversas difíceis.
3.Lidar com Resistência e Emoções
3.1.Técnicas para lidar com a resistência do interlocutor.
3.2.Gestão das emoções pessoais e alheias durante a conversa.
4.Fornecer Feedback Construtivo
4.1.Princípios do feedback eficaz.
4.2.Exemplos práticos de fornecimento de feedback construtivo.
5.Gestão de Conflitos e Soluções Colaborativas
5.1.Estratégias para gerir conflitos de maneira produtiva.
5.2.Técnicas de resolução de conflitos e obtenção de soluções colaborativas.
6. A liderança e as conversas cruciais
6.1. O líder coach e a comunicação
5.2.O auto feedback e o auto feedforward
6.3.O que diferencia o líder coach? A atitude!
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.