NOVO

People Management 5.0 – Modo de Atuação da Gestão de Pessoas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

PED/PMMAGP

Description

O curso ´People Management 5.0 – Abordagem à Gestão de Pessoas na Administração Pública´ foi criado com o propósito de abordar as mais recentes tendências e estratégias de gestão de recursos humanos no contexto da Administração Pública. É essencial que os líderes e gestores compreendam o papel fundamental da gestão de pessoas na promoção da eficiência organizacional, na motivação dos colaboradores e na entrega de serviços públicos de qualidade.

Objetivos Gerais
O objetivo principal deste curso é capacitar os participantes que desempenham funções na administração pública com as competências necessárias para uma gestão de recursos humanos eficaz, alinhada com as exigências da era digital e as expectativas dos colaboradores.
Objetivos Especificos
- Compreender o conceito de People Management 5.0 e a sua relevância na administração pública
- Identificar as principais mudanças no ambiente de trabalho que afetam a gestão de pessoas
- Aplicar estratégias para atrair, reter e desenvolver talentos no setor público
- Promover uma cultura organizacional centrada nas pessoas
- Utilizar tecnologias e ferramentas modernas para otimizar os processos de gestão de recursos humanos
- Liderar equipas de forma a promover o envolvimento e a colaboração
Programa
1. Introdução ao People Management 5.0
1.1. Definição e contexto da gestão de recursos humanos 5.0
1.2. Mudanças no mercado de trabalho e as suas implicações.

2. Estratégias para Atrair e Reter Talentos
2.1. Recrutamento moderno na administração pública
2.2. Desenvolvimento de programas de retenção de talentos.

3. Cultura Organizacional e Envolvimento
3.1. Construção de uma cultura centrada nas pessoas
3.2. Técnicas para medir e melhorar o envolvimento dos colaboradores.

4. Utilização de Tecnologia na Gestão de Recursos Humanos
4.1. Ferramentas digitais para otimizar processos de gestão de recursos humanos
4.2. Gestão da informação e privacidade dos colaboradores.

5. Liderança e Gestão de Equipas na Era Digital
5.1. Desenvolvimento de competências de liderança
5.2. Promoção da colaboração e inovação nas equipas.

6. Legislação laboral para Team Leaders
6.1. Conhecer os direitos de personalidade dos colaboradores
6.2. As obrigações do empregador
6.3. O efeito Pigmaleão e o desenvolvimento das pessoas.
Destinatários/as
Este curso destina-se a profissionais, líderes e gestores que desempenham funções na administração pública e desejam atualizar as suas competências em gestão de recursos humanos, de forma a acompanhar as tendências e as exigências do ambiente de trabalho contemporâneo.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada.Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos