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Gerir para o Alto Desempenho – Liderança na Administração Pública

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PED/GAD

Description

O curso “Gerir para o Alto Desempenho – Liderança na Administração Pública” proporciona aos líderes e gestores desta área competências essenciais de liderança, alinhadas com as melhores práticas de gestão de recursos humanos. Ao desenvolver competências de liderança, os participantes podem aumentar o desempenho das suas equipas, contribuir para os objetivos organizacionais e promover um ambiente de trabalho mais positivo. Isso beneficia não apenas as carreiras dos participantes, mas também a eficácia e eficiência da administração pública como um todo, tornando-os líderes reforçados e capazes de enfrentar os desafios do setor com sucesso.

Objetivos Gerais
O principal objetivo deste curso é capacitar líderes na administração pública com as competências necessárias para gerir equipas de alto desempenho e promover um ambiente de trabalho produtivo e motivador, tendo em vista o cumprimento das metas organizacionais.
Objetivos Específicos
- Compreender os princípios fundamentais da liderança eficaz na administração pública, adaptando-os às suas práticas de gestão.
- Identificar estratégias comprovadas para motivar e inspirar as suas equipas, promovendo uma cultura de compromisso e excelência.
- Desenvolver competências sólidas em comunicação interpessoal e gestão de conflitos, essenciais para o fortalecimento do ambiente de trabalho.
- Implementar práticas de gestão de desempenho eficazes, utilizando ferramentas adequadas para avaliar e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores.
- Estabelecer metas claras e mensuráveis para as suas equipas, acompanhando e avaliando o progresso de forma eficaz.
Programa
1. Princípios da Liderança na Administração Pública:
1.1. Fundamentos da liderança eficaz.
1.2. O papel dos líderes na administração pública e sua influência.

2. Motivação e Inspiração de Equipas:
2.1. Estratégias comprovadas para motivar colaboradores e impulsionar a excelência.
2.2. Reforço do compromisso e envolvimento das equipas.

3. Comunicação e Gestão de Conflitos:
3.1. Desenvolvimento de competências sólidas em comunicação interpessoal.
3.2. Abordagens para a resolução construtiva de conflitos e melhoria do clima organizacional.

4. Gestão de Desempenho e Avaliação:
4.1. Utilização eficaz de ferramentas de gestão de desempenho.
4.2. Avaliação justa e desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

5. Promoção de um Ambiente de Trabalho Produtivo:
5.1. Reforço de uma cultura organizacional orientada para o desempenho.
5.2. Implementação de estratégias eficazes para impulsionar a produtividade e a colaboração.

6. Definição de Metas e Avaliação de Resultados:
6.1. Estabelecimento claro e eficaz de metas organizacionais.
6.2. Monitorização e avaliação contínua do progresso e dos resultados alcançados.

7. Equipas de Alto Desempenho - O desempenho de Excelência:
7.1. A decisão estratégica para o alto desempenho.
7.2. A gestão estratégica e a excelência nas organizações.
7.3. O Modelo de Competências para o alto desempenho.
Destinatários/as
Este curso destina-se a líderes, gestores e profissionais que desempenham funções de liderança na Administração Pública e que desejam consolidar as suas competências na Gestão de Alto Desempenho e Liderança Eficaz.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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