Gestão de Conflitos e Reclamações

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Description

O curso ´Gestão de Conflitos e Reclamações para Motoristas´ é de extrema importância para empresas do setor de transportes e logística. Motoristas estão constantemente em contato com clientes e enfrentam situações desafiadoras, onde podem surgir conflitos e reclamações. Uma gestão eficaz dessas situações é crucial para a imagem e reputação da empresa, assim como para a satisfação e fidelização dos clientes.

Ao participarem deste curso, os motoristas serão capacitados com as habilidades necessárias para lidar com conflitos e reclamações de forma profissional e assertiva. Eles aprenderão técnicas de comunicação eficaz, resolução de problemas e empatia, permitindo-lhes transformar situações de conflito em oportunidades de satisfação do cliente.

Objetivos Gerais
Capacitar os motoristas com as competências necessárias para gerir conflitos e reclamações de forma adequada e eficaz.
Contribuir para a satisfação e fidelização dos clientes através de uma gestão proativa e construtiva de conflitos.
Objetivos Especificos
Compreender as causas e tipos de conflitos e reclamações no contexto do transporte e logística.
Desenvolver habilidades de comunicação e empatia para lidar com clientes insatisfeitos.
Utilizar técnicas de resolução de problemas específicas para o ambiente de motoristas.
Transformar situações de conflito em oportunidades de melhorias nos serviços prestados.
Programa
1. Introdução à Gestão de Conflitos e Reclamações
2. Comunicação Efetiva e Empatia
3. Técnicas de Resolução de Conflitos e Reclamações
Destinatários/as
Motoristas profissionais
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo.
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Metodologias de Avaliação: A avaliação é um elemento essencial numa formação, constituindo-se como um espaço de reflexão crítica sobre todos os momentos e fatores que nela intervêm. Nesse sentido, consideramos fundamental avaliar não só o percurso formativo do formando, mas também a qualidade da ação de formação.
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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