Inteligência Emocional e Gestão de Stress Profissional

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Formação à medida – disponível para entidades

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P_GSP

Description

Os profissionais do setor industrial enfrentam diariamente desafios significativos, tanto em termos físicos quanto emocionais.
As pressões de prazos apertados, a necessidade de manter altos padrões de qualidade e a interação constante com colegas e supervisores podem levar ao aumento do stress e a uma diminuição no bem-estar emocional. Reconhecendo a importância da saúde mental e emocional no ambiente de trabalho, este curso de formação em Inteligência Emocional e Gestão de Stress Profissional foi desenvolvido para capacitar os operários com ferramentas eficazes para gerenciar o stress, melhorar a comunicação interpessoal e aumentar a resiliência emocional.

Objetivos Gerais
Capacitar os operários para gerir o stress profissional de maneira eficaz, utilizando habilidades de inteligência emocional para melhorar o bem-estar individual e a eficácia no trabalho.
Objetivos Específicos
- Entender os princípios básicos da inteligência emocional e sua importância no ambiente de trabalho.
- Reconhecer as principais fontes de stress no ambiente de trabalho e seus impactos na saúde e produtividade.
- Aplicar técnicas de autogestão emocional para controlar o stress e melhorar a resposta a situações desafiadoras.
- Aprimorar habilidades de comunicação para promover relacionamentos saudáveis e eficazes no ambiente de trabalho.
- Utilizar técnicas de relaxamento e mindfulness para reduzir o stress e aumentar a concentração.
- Contribuir para a criação de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
Programa
1. Introdução à Inteligência Emocional
1.1. Definição e importância da inteligência emocional
1.2. Componentes da inteligência emocional: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais
1.3. Aplicação da inteligência emocional no ambiente de trabalho

2. Identificação e Gestão do Stress
2.1. Principais fontes de stress no trabalho
2.2. Impactos do stress na saúde física e mental
2.3. Técnicas de identificação precoce do stress
2.4. Estratégias de gestão do stress no dia a dia

3. Técnicas de Autogestão Emocional
3.1. Desenvolvimento de autoconsciência emocional
3.2. Técnicas de controle emocional e autorregulação
3.3. Exercícios práticos para melhorar a autogestão

4. Comunicação Eficaz e Relacionamentos Interpessoais
4.1. Importância da comunicação clara e eficaz
4.2. Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo
4.3. Gestão de conflitos e promoção de um ambiente colaborativo

5. Técnicas de Relaxamento e Mindfulness
5.1. Introdução ao mindfulness e seus benefícios
5.2. Técnicas de respiração e relaxamento progressivo
5.3. Exercícios práticos de mindfulness para reduzir o stress

6. Aplicação Prática e Discussão
6.1. Sessão prática com exercícios de simulação
6.2. Discussão de casos reais e troca de experiências
6.3. Planeamento de ações individuais para aplicar no dia a dia
Destinatários/as
Profissionais que necessitem desenvolver competências de gestão de stress em ambiente de trabalho.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
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