Description
Nos dias de hoje, as políticas públicas estão cada vez mais orientadas para a promoção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental. Com um foco significativo na governança ambiental, os funcionários públicos desempenham um papel crucial na implementação e execução dessas políticas. Este curso foi concebido para fortalecer as capacidades dos participantes e aumentar sua compreensão sobre práticas ambientais responsáveis e sustentáveis, preparando-os para tomar decisões informadas e impactantes dentro da administração pública. Ao abordar temas como ética social, criação de valor sustentável e economia circular, o curso visa capacitar os participantes a contribuir de forma significativa para a implementação de estratégias de sustentabilidade e para o avanço das práticas ambientalmente responsáveis dentro de suas organizações.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Compreender a criação de valor sustentável e práticas de produção e consumo sustentável.
- Analisar a aplicação da economia circular e a promoção da inovação e empreendedorismo sustentável.
- Avaliar indicadores de competitividade e sustentabilidade, enfatizando a utilização eficiente de materiais, energia e recursos humanos, assim como a redução de desperdícios.
- Examinar exemplos de casos práticos relacionados à sustentabilidade ambiental.
Programa
1.1.Políticas ambientais: os três R’s
1.2.Ética social e organizacional
1.3.Modelos de governo ESG (Environmental, Social & Governance)
1.4.Criação de valor sustentável
1.5.Produção e consumo sustentável
2.Sustentabilidade ambiental
2.1.Economia circular
2.2.Inovação e empreendedorismo sustentável
2.3.Indicadores de competitividade e sustentabilidade
2.4.Utilização eficiente de materiais, energia e recursos humanos
2.5.Redução de desperdícios
2.6.Exemplo de casos práticos
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.