Planos de Ação Climática. Como Fazer?

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/PAC

Description

Com o Novo Pacto Verde Europeu, a Lei Europeia do Clima e a Lei de Bases do Clima estabeleceram um conjunto de metas e obrigações para as organizações e para as cidades, nomeadamente os Planos Municipais de Ação Climática. A Comissão Europeia, por outro lado, tem em marcha o plano ´contra o greenwashing´ que levará a que as empresas passem a estabelecer, também, os seus Planos de Ação Climática. Como fazer um bom Plano de Ação? Monitorizar, estabelecer metas e executar objetivos de desempenho ambiental será uma nova ordem.

Objetivos Gerais
Capacitar os participantes com o conhecimento e as competências necessárias para compreender e estruturar eficazmente os Planos de Ação Climática, de acordo com as recentes políticas e legislação climática.
Objetivos Específicos
- Explorar os principais planos estratégicos e políticas de ação climática.
- Compreender a legislação aplicável ao clima tanto na União Europeia quanto em Portugal.
- Assimilar as metas e objetivos estabelecidos nos planos estratégicos para a energia, clima e biodiversidade.
- Identificar metas específicas para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
- Desenvolver modelos de ação e resiliência climática.
- Estabelecer medidas de execução, monitorização e instrumentos de avaliação e medição.
Programa
1. Principais planos estratégicos e políticas de ação climática
2. Legislação Europeia para o Clima
3. Legislação Portuguesa para o Clima
4. Metas e objetivos dos planos estratégicos para a energia, clima e biodiversidade
5. Modelos de ação e resiliência climática
6. Instrumentos de Atuação
Destinatários/as
Profissionais nas áreas do Ambiente, Clima, Sustentabilidade, Energia, Água, Resíduos, Mobilidade e áreas afins:
- autarcas;
- administradores de empresas;
- dirigentes;
- técnicos superiores.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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Testemunhos