Planos de Ação Climática. Como Fazer?

Com: Jorge Cristino

Sob Consulta

PED/PAC

Description

Com o Novo Pacto Verde Europeu, a Lei Europeia do Clima e a Lei de Bases do Clima estabeleceram um conjunto de metas e obrigações para as organizações e para as cidades, nomeadamente os Planos Municipais de Ação Climática. A Comissão Europeia, por outro lado, tem em marcha o plano ´contra o greenwashing´ que levará a que as empresas passem a estabelecer, também, os seus Planos de Ação Climática. Como fazer um bom Plano de Ação? Monitorizar, estabelecer metas e executar objetivos de desempenho ambiental será uma nova ordem.

Objetivos Gerais
Compreender as novas políticas e legislação climática
Perceber as metas e objetivos climáticos
Estruturar os Planos de Ação Climática
Objetivos Especificos
Abordar os principais planos estratégicos e políticas de ação climática
Entender a legislação para o clima aplicada à U.E. e a Portugal
Compreender as metas e objetivos identificados nos planos estratégicos para a energia, clima e biodiversidade
Identificar metas próprias para a mitigação e adaptação às alterações climáticas
Criar modelos de ação e resiliência climática
Estabelecer ações de execução, monitorização e instrumentos de medição e avaliação
Programa
Principais planos estratégicos e políticas de ação climática;
Legislação Europeia para o Clima
Legislação Portuguesa para o Clima
Metas e objetivos dos planos estratégicos para a energia, clima e biodiversidade
Modelos de ação e resiliência climática
Instrumentos de Atuação
Destinatários/as
Destina-se a autarcas, administradores de empresas, dirigentes e técnicos superiores na área do Ambiente, Clima, Sustentabilidade, Energia, Água, Resíduos, Mobilidade e áreas afins.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formadores/as
Jorge Cristino
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos