Description
O novo quadro legislativo referente ao Regime Jurídico da Reabilitação Urbana procura definir um regime aplicável à reabilitação de edifícios ou frações autónomas, estabelecendo os princípios fundamentais que devem presidir a toda a reabilitação do edificado. O “Novo RJUE” pretende garantir uma melhor articulação entre o desempenho dos edifícios, face à atuais expetativas de conforto e segurança. Bem como, a proteção e valorização do existente, a sustentabilidade ambiental e a melhoria proporcional e progressiva, para cada uma das áreas técnicas. No sentido de criar condições para que a reabilitação do edificado passe de exceção a regra e se torne na forma de intervenção predominante. Estas alterações previstas ao Regime Jurídico da Reabilitação Urbana representam, para os profissionais e responsáveis diretamente ligados ao urbanismo, um grande desafio. Pretende-se assim apresentar de forma transversal e aprofundada estes novos procedimentos.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Programa
2. O relevo da regulamentação municipal
3. Os procedimentos e isenções de procedimento
3.1. Nova delimitação dos procedimentos e novidades nas licenças e autorizações
3.2. Nova configuração da comunicação prévia e consequências em termos de regime
4. Outras novidades procedimentais
5. As novidades materiais
5.1. Em matéria de caducidade dos atos de gestão urbanística
5.2. Reposição da legalidade urbanística, com especial relevo para as legalizações
6. Responsabilidade civil dos intervenientes nas operações urbanísticas
7. Outras alterações dispersas
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.