Nurturing Care – o cuidado que nutre

Formador/a: A definir

Sob Consulta

Nurturing Care – o Cuidado que Nutre

Pedir informações »

Pedir informações »

PED/NC

Description

O enquadramento metodológico Nurturing Care (cuidado que nutre) foi desenvolvido pela OMS, UNICEF e o Grupo Banco Mundial, em colaboração com a Newborn Child Health e a Early Childhood Development Action Network fornecendo um roteiro para garantir a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), nomeadamente a Estratégia Global para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Para atingir seu pleno potencial, as crianças precisam de cinco componentes inter-relacionados e indivisíveis de um ‘cuidado que nutre’: boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizagem.

Objetivos Gerais
Compreender por que os esforços para melhorar a saúde e o bem-estar devem começar nos primeiros anos, desde a gravidez até os 3 anos de idade; Refletir sobre as principais ameaças ao desenvolvimento da primeira infância; Compreender como um ‘cuidado que nutre’ protege as crianças dos piores efeitos da adversidade (ACE- Adverse Childhood Experiences) e promovem o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo; Identificar as práticas e as experiências que as famílias e os cuidadores precisam promover para um ‘cuidado que nutre’ os bebés e as crianças pequenas.
Programa
1. Promover a proteção da grávida e da criança pequena (saúde, nutrição, equilíbrio mental, violência) (12 h), 2. Identificação de experiências Adversas na Infância (ACE e stress tóxico) (0 h), 3. Segurança, proteção e cuidados responsivos (0 h), 4. Oportunidades para a criança explorar e aprender sobre si, o outro e o mundo (0 h)
Destinatários/as
Pais, Encarregados de Educação e Cuidadores Educadores de Infância, Técnicos de Ação Educativa, Técnicos de Intervenção Precoce, Técnicos de Ação Social ou Assistentes Sociais na área da Infância (Escolas, Instituições, Associações e outras Organizações da Sociedade Civil dos Países da CPLP).
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Formador/a
A definir
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida. Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
Em termos de avaliação, enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação, beneficiando as seguintes metodologias: Avaliação diagnóstica; Avaliação contínua: Avaliação sumativa; Avaliação de desempenho dos formadores; Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Mais informação