Onboarding e Desenvolvimento de Competências para a Administração Pública

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Formação à medida – disponível para entidades

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PED/ODCAP

Description

A capacidade de uma organização é tão boa quanto as competências e o comprometimento das pessoas que a compõem. Nas autarquias locais, onde o serviço público é prestado diretamente à comunidade, isso é especialmente relevante. É por isso que este curso foi concebido: para fortalecer as competências, o compromisso e a liderança dos colaboradores e gestores municipais, contribuindo para a excelência da Administração Pública ao nível local.

O ´Onboarding e Desenvolvimento de Competências para a Administração Pública´ é mais do que apenas um programa de formação; é um investimento no futuro das autarquias locais e na qualidade dos serviços que prestam à comunidade. Ao longo de 14 horas de aprendizagem prática e orientada para resultados, iremos explorar o processo de acolhimento (onboarding) e como ele pode ser eficazmente utilizado para integrar novos colaboradores na cultura organizacional das autarquias.

Objetivos Gerais
O objetivo geral deste programa de formação, intitulado ´Onboarding e Desenvolvimento de Competências para Colaboradores Municipais´, é capacitar os colaboradores municipais e gestores das autarquias locais com as competências e conhecimentos necessários para otimizar o processo de acolhimento, desenvolver competências essenciais e aprimorar as habilidades de liderança e gestão de equipas no contexto municipal.
Objetivos Especificos
- Compreender a importância do onboarding e acolhimento.
- Desenvolver programas de onboarding eficazes.
- Integrar novos colaboradores na cultura organizacional.
- Identificar competências-chave para colaboradores municipais.
- Criar planos de desenvolvimento de competências personalizados.
- Realizar avaliações de desempenho e fornecer feedback construtivo.
- Desenvolver competências de liderança para gestores municipais.
- Gerir equipas de forma eficaz.
- Utilizar estratégias de resolução de conflitos.
- Aplicar conhecimentos na prática, incluindo exercícios de onboarding.
- Reforçar habilidades de liderança e gestão de equipas por meio de role-playing e simulações.
Programa
1. Acolhimento e Onboarding Eficazes:
1.1. Importância do processo de acolhimento nas autarquias locais.
1.2. Desenvolvimento de um programa de onboarding eficaz.
1.3. Integração de novos colaboradores na cultura organizacional.

2. Desenvolvimento de Competências:
2.1. Identificação das competências-chave para colaboradores municipais.
2.2. Plano de desenvolvimento de competências.
2.3. Avaliação de desempenho e feedback construtivo.

3. Liderança e Gestão de Equipas:
3.1. Desenvolvimento de competências de liderança para gestores municipais.
3.2. Gestão de equipas eficazes.
3.3. Comunicação e resolução de conflitos.
3.4. Role-playing para desenvolver habilidades de liderança e gestão de equipas.
Destinatários/as
Os destinatários deste curso ´Onboarding e Desenvolvimento de Competências para a Administração Pública´ abrangem uma variedade de perfis, incluindo colaboradores municipais, gestores e líderes municipais, profissionais de recursos humanos e qualquer indivíduo interessado em reforçar as suas competências na Administração Pública. Além disso, profissionais de organizações afiliadas à Administração Pública, como empresas externas e entidades parceiras em projetos municipais, também podem beneficiar deste curso uma vez que oferece uma compreensão mais profunda do ambiente em que operam.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Enquanto componente do processo formativo, procura-se garantir um sistema formal e rigoroso de avaliação da formação.

- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. É recomendável para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores. É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
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