Description
A aprovação do novo normativo contabilístico para as entidades do setor público, através do Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, e que se designa Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) introduz um conjunto de alterações que tem como objetivo aproximar o referido normativo das normas internacionais de contabilidade para o setor público designadas, International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). Desta forma o SNC-AP incorpora uma filosofia divergente e um conjunto profundo de alterações ao anterior normativo – Plano Oficial de Contabilidade Pública e demais planos setoriais. Face a tais alterações, está criada uma necessidade de formação para os diversos profissionais que de forma mais ou menos direta exercem a sua profissão no âmbito dos serviços de contabilidade e financeiros de entidades públicas.
O objetivo geral do curso é o de proporcionar uma visão geral do novo SNC-AP aprovado pelo Decreto-Lei Nº. 192/2015, de 11 de setembro, de forma a contribuir para um melhor conhecimento do SNC-AP por parte dos preparadores da informação contabilística dos serviços públicos; contribuir para que os utilizadores da informação contabilística dos serviços públicos estejam melhor preparados para a sua interpretação e consequente tomada de decisões seja ao nível interno (gestão, controlo e auditoria).
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
Implementar um sistema de contabilidade, atendendo aos conceitos, regras e procedimentos previstos no SNC-AP.
Identificar as regras fundamentais para registo das principais operações contabilísticas efetuadas pelas Administrações Públicas.
Elaborar documentos de prestação de contas.
Programa
1.1. Enquadramento Geral do SNC-AP: Caracterização da contabilidade pública; objetivos e características
1.2. Estrutura Concetual
1.3. Plano de Contas Multidimensional
1.4. Objetivos e Utilizadores das Demonstrações Financeiras
2. Enquadramento às 27 normas do SNC-AP : âmbito e objetivos
2.1. Normas do SNC-AP : âmbito e objetivos
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Formadores/as
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.