Workshop: A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas

Sob Consulta

Formação à medida – disponível para entidades

Pedir informações »

Pedir informações »

201ED/MCAC

Description

Inspirada no livro “A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas” e tem como objetivo central dar destaque ao papel que as cidades podem e devem desempenhar em prol da sustentabilidade e da saúde planetária, dando as ferramentas necessárias para tornar os espaços urbanos mais sustentáveis, resilientes, saudáveis, inclusivos e inteligentes, aplicando conceitos essenciais para uma neutralidade carbónica. Este é um workshop fundamental e atual nos dias de hoje, bem como urgente para que as organizações acompanhem e implementem as principais tendências para um futuro sustentável, permitindo sobretudo uma mudança de comportamento coletivo e individual, garantindo uma saúde planetária.
Este workshop foi preparado sob os mais altos padrões e conceitos de formação, permitindo uma eficiente transmissão e aquisição de conhecimentos, de acordo com as mais atuais decisões e legislação nesta área.

Objetivos Gerais
Apreender os conceitos básicos de desenvolvimento sustentável; mitigação, adaptação e resiliência às alterações climáticas; e de eco-economia;
Desenvolver projetos e ações locais de combate às alterações climáticas;
Aplicar as estratégias e a legislação vigente para a ação climática local.
Objetivos Específicos
- Conhecer os documentos e estratégias orientadoras e vinculativas, nacionais e internacionais, para a neutralidade carbónica e uma maior resiliência e sustentabilidade urbana;
- Compreender a evolução dos principais dados e indicadores mais importantes para um desenvolvimento sustentável;
- Capacitar para uma lógica de Governança Integrada Multinível;
- Conhecer as principais boas práticas nacionais e internacionais nas áreas da sustentabilidade urbana;
- Capacitar para a elaboração de Planos de Ação Climática;
- Desenvolver metodologias de monitorização e avaliação para uma maior e melhor sustentabilidade das organizações e das cidades.
Programa
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável;
Acordos e Protocolos Internacionais para o Desenvolvimento Sustentável;
Principais marcos históricos do Desenvolvimento Sustentável;
Indicadores, metas e objetivos estabelecidos ao nível internacional, europeu e nacional;
Contextos atuais regionais e nacionais ao nível demográfico, cidades, consumo, energia e clima;
Boas práticas para a sustentabilidade em meios urbanos;
Soluções inovadoras e eficazes para adaptação, mitigação e resiliência climática.
Destinatários/as
Decisores Políticos; Autarcas; Administradores de Empresas Municipais e Intermunicipais; Dirigentes, Chefias e Técnicos Superiores na área do Ambiente, Clima, Sustentabilidade, Energia, Água, Resíduos e Mobilidade. Interessados em desenvolver competências no combate às alterações climáticas por via da intervenção local.
Pré-Requisitos
Este curso não apresenta pré-requisitos
Coordenador Pedagógico
Mariza Moreira
Metodologias de Formação
Todas as ações de formação abrangem métodos e técnicas de formação diversificadas, adequadas pelos formadores às características dos formandos, aos conteúdos a abordar e ao momento formativo. Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Serão utilizadas diferentes metodologias de formação, como método expositivo; interrogativo, demonstrativo e ativo. Simultaneamente serão trabalhadas as técnicas de: debate, brainstorming e trabalhos práticos individuais. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Métodos de Avaliação
Avaliação da formação – questionários de satisfação do formando e formadores.
Certificação
O Certificado Profissional da INCURSO é emitido no fim da formação através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), na área criada especificamente para o registo das ações de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, ao abrigo do n.º 6 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro e Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho, ficando associado ao Passaporte Qualifica - Registo Individual de Competências do formando.
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assuidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.
Requisitos de Frequência
O formando deverá desenvolver as suas competências nas diversas áreas de atuação do Município na perspetiva do controlo interno e cumprimento dos procedimentos legais aplicáveis e regulamentação municipal aprovada. Requisitos de Frequência para a Formação Online: Cada formando deverá estar munido de um computador com ligação estável à internet. Para o bom funcionamento da sessão e interação entre formador e formando, deverão estar assegurados: webcam, microfone e colunas ou auscultadores (recomendável). É desejável que os formandos tenham conhecimentos de sistema operativo windows na ótica de utilizador. Recomenda-se que seja feito acesso prévio à plataforma para testar os sistemas e a acessibilidade.
Mais informação
Testemunhos