Desenvolvimento Pessoal

Resoluções para o novo ano: como fazer o planeamento?

Novo Ano BLOG

Resoluções para o novo ano: como fazer o planeamento?

Planear as resoluções de ano novo pode ser uma ótima maneira de estabelecer metas para o próximo ano.

As resoluções resultam, muitas vezes, de um balanço pessoal. “É natural que as pessoas façam um balanço do ano que passou e que possam criar expectativas, objetivos e estratégias para o ano seguinte” e reforça que “é importante perceber que a mudança é um processo que se vai fazendo”, que “não se faz num momento ou num dia”., afirma Miguel Ricou, psicólogo e presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O que trará este novo ano para si? Temos algumas ideias!

  • Aprender novas habilidades e competências

Investir em si próprio traz mais confiança e autoestima. A realização pessoal é o que nos move e a formação tem esse papel, podermos ser mais e melhores no trabalho, nas relações pessoais e no nosso desenvolvimento pessoal.

Faça um plano e defina objetivos para concretizar a sua meta final!

  • Conhecer novas realidades

Para reduzir o stress e fugir da rotina, viajar é uma ótima prática. Conhecer novas culturas e socializar com novas pessoas faz, de certa forma, “abrir mentes” para novas ideias. Além disso, consegue-se aumentar o autoconhecimento, melhora a saúde mental e a capacidade cognitiva.

  • Adotar práticas sustentáveis

A sustentabilidade é a emergência dos dias de hoje, e em 2024, não será exceção. Incluir este tema nas suas resoluções é um primeiro passo para a mudança. Um grande exemplo é a economia circular, um modelo que consiste em reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia como, por exemplo, roupa ou móveis.

 

Como deve planear as suas resoluções?

De acordo com a autora, o sucesso das resoluções pode estar dependente da própria resolução e da forma como esta é planeada. Desta forma, deve:

  • Fazer uma lista de resoluções coerente com a realidade;
  • Criar objetivos pequenos e realistas para diminuir a possibilidade de erro e frustração;
  • Fazer uma boa planificação e um compromisso consigo mesmo;
  • Pensar em possíveis obstáculos e qual a melhor forma de os ultrapassar;
  • Criar um plano que seja flexível.

A flexibilidade nas metas é um dos pontos também abordados no estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health: “Os resultados apoiam a visão de que o ajuste de metas flexíveis e a capacidade de ver as dificuldades com compostura e um certo grau de distanciamento aumentam a capacidade de adaptar a abordagem às situações da vida quando necessário, o que, por sua vez, promove o bem-estar”.

Por outro lado, a tenacidade do objetivo – outra questão analisada durante o estudo – “não previu de forma independente um maior bem-estar”.

A esta lista Miguel Ricou acrescenta outro fator que pode ajudar a obter sucesso: a partilha. Haver uma motivação externa positiva poderá também ser “uma boa estratégia” para conseguir manter-se fiel às resoluções. “Quando se partilham os objetivos com amigos e familiares, está-se a criar condições para ter uma motivação externa. Porque as pessoas não querem falhar perante os outros”, esclarece o especialista.

Formule objetivos realistas e, não esquecer, comece 2024, arrojado e ambicioso!

Fonte: Traqueia, Filipa. “Resoluções de Ano Novo: Fonte de Motivação ou de Frustração? E como cumpri-las?”. Viral. 2022. Publicado a 28 de dezembro 2022, disponível aqui.

Escreva o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *