Otimizar a gestão logística
Sob Consulta
Formação à medida – disponível para entidades
Description
A gestão logística é essencial para o sucesso das empresas.
O curso ´Otimizar a Gestão Logística´ capacita profissionais com competências para impulsionar a excelência nessa área.
Ao longo de 16 horas de formação, os participantes adquirem conhecimentos em melhores práticas, ferramentas e técnicas para melhorar os processos logísticos.
A importância deste curso está em proporcionar às empresas uma vantagem competitiva, promovendo a coordenação na cadeia de abastecimento, redução de custos e melhor serviço ao cliente.
Investir na formação em gestão logística significa investir no sucesso da empresa, desenvolvendo competências avançadas, identificando oportunidades de melhoria e alcançando resultados tangíveis.
Não perca a oportunidade de impulsionar o sucesso da sua organização com uma gestão logística de excelência.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Identificar oportunidades de melhoria na cadeia de abastecimento e logística.
Aplicar técnicas e ferramentas para otimizar a gestão de inventário e armazenamento.
Melhorar a eficiência dos processos de transporte e distribuição.
Desenvolver competências para analisar e monitorizar os indicadores- chave de desempenho logístico.
Implementar práticas sustentáveis na gestão logística.
Programa
Conceitos básicos de gestão logística.
Papel estratégico da gestão logística nas operações empresariais.
Tendências e desafios na gestão logística.
2.Gestão de Inventário e Armazenamento
Princípios de gestão de stock e técnicas de controlo.
Métodos de previsão da procura e planeamento de stock.
Estratégias de armazenamento e otimização do espaço.
3.Gestão de Transporte e Distribuição
Planeamento e roteamento de transporte.
Seleção de modos de transporte e gestão de frotas.
Monitorização e rastreamento de cargas.
4.Indicadores de Desempenho Logístico
Principais indicadores de desempenho logístico e suas métricas.
Análise e interpretação de dados logísticos.
Implementação de melhorias com base nos indicadores de desempenho.
5.Sustentabilidade na Gestão Logística
Práticas sustentáveis na cadeia de abastecimento.
Redução de impactos ambientais na logística.
Responsabilidade social corporativa na gestão logística.
Observação: O programa pode ser adaptado para responder às necessidades e especificidades de cada organização.
Destinatários/as
- Gestores;
- Supervisores;
- Analistas;
- Outros profissionais que desejam aperfeiçoar as suas competências e conhecimentos na otimização da gestão logística.
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Recorremos sempre a metodologias adequadas aos adultos. Nesse sentido, a formação é desenvolvida com uma componente essencialmente prática, tendo em conta os interesses e as motivações do formando, de modo a permitir-lhe aperfeiçoar os seus saberes e capacidades, rentabilizando-as em todas as esferas da sua vida.
Por estes motivos, privilegiamos a utilização de metodologias não-diretivas, nomeadamente, de métodos ativos, uma vez que estes facilitam a responsabilidade a autonomia do formando na construção dos saberes, envolvendo-o na pesquisa, análise, reflexão e resolução de situações-problema.
Métodos de Avaliação
A avaliação do percurso formativo do formando assenta numa permanente interação com os mecanismos de controlo dos resultados da aprendizagem ao longo do processo da formação.
Porque é um exercício contínuo integrado no ciclo formativo, iniciado no diagnóstico de necessidades e deteção de lacunas que a Formação visa preencher, finalizado nos resultados alcançados e na definição de medidas corretivas ou reguladoras, ajustadas às necessidades identificadas nos formandos, compreende três momentos: avaliação inicial, formativa e sumativa. Em última instância, os resultados obtidos constituem também um dos elementos de validação do próprio processo formativo. A avaliação das aprendizagens é abrangente, combinando avaliações contínuas, como exercícios práticos e participação ativa, com avaliações pontuais, como testes escritos ou práticos. As classificações são atribuídas com base em critérios claros, valorizando a participação e o desempenho individual.
A avaliação da ação de formação é a monitorização sistemática de uma intervenção formativa, através do recurso a padrões de qualidade de referência, com o objetivo de produzir juízos de valor que sustentem a tomada de decisão futura relativamente à intervenção e aos seus resultados.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.