Description
Num mundo em constante evolução, é crucial que os profissionais de Recursos Humanos (RH) estejam preparados para as exigências e desafios do século XXI. Com a crescente complexidade das dinâmicas organizacionais e a rápida transformação tecnológica, a gestão eficaz de RH tornou-se um elemento vital para o sucesso de qualquer entidade, incluindo as autarquias locais. O curso de Planeamento Estratégico e Operacional de RH nas Autarquias Locais, com sua forte ênfase na prática, foi concebido para equipar os participantes com os conhecimentos e competências necessárias para enfrentar os problemas e oportunidades específicos que se apresentam neste novo cenário. Com uma abordagem holística que abrange desde a análise das funções e postos de trabalho até a identificação e retenção de talentos, o curso visa capacitar os profissionais de RH para serem agentes eficazes de mudança e inovação, ao mesmo tempo que garantem a eficiência e o bem-estar dos colaboradores e da organização como um todo.
Objetivos Gerais
Objetivos Especificos
- Elaborar e implementar o Plano Estratégico e Operacional de RH, adaptando-o às especificidades e necessidades da Autarquia.
- Diagnosticar as competências existentes e identificar e mapear as competências necessárias para os diferentes postos de trabalho.
- Desenvolver técnicas de previsão de recursos e identificação de necessidades de RH específicas da Autarquia.
- Aplicar práticas eficazes e enquadradas na lei, para identificar e reter talentos no contexto das Autarquias Locais.
- Elaborar e implementar um plano de ação abrangente, o ´People Plan´, que impulsione o desenvolvimento estratégico e operacional de RH nas Autarquias Locais.
Programa
1.1. Perspetivas da gestão estratégica e a função recursos humanos.
1.2. Processos fundamentais de recursos humanos nas autarquias locais.
2. Planeamento estratégico de recursos humanos nas autarquias locais.
2.1. Definição de estratégias e alinhamento estratégico nas autarquias locais.
2.2. Variáveis e indicadores fundamentais do planeamento estratégico de recursos humanos e a previsão de necessidades.
3. Descritivo de funções e mapeamento de competências nas autarquias locais.
3.1. Análise e qualificação de funções e caraterização dos postos de trabalho.
3.2. Diagnóstico e mapeamento de competências.
4. Desafios das autarquias locais na captação e retenção de talentos.
4.1. As políticas de recursos humanos e a captação e retenção de talentos no contexto das autarquias locais.
4.2. A implementação do “People Plan” e o processo de mudança nas autarquias locais.
Destinatários/as
Pré-Requisitos
Coordenador Pedagógico
Metodologias de Formação
Métodos de Avaliação
- Avaliação das Aprendizagens que considera os seguintes momentos: diagnóstica (aferição de pré-requisitos), contínua (participação, empenho, atividades realizadas) e sumativa (exercícios e testes e/ou exames finais, se aplicável).
- Avaliação da formação, realizada com recurso a inquéritos de satisfação de formandos, de formadores e de coordenadores.
Certificação
- No final do curso os formandos que obtiverem registarem assiduidade mínima de 80% e aproveitamento têm direito a um Certificado de Formação Profissional conforme legislação em vigor.
- Os formandos sem assiduidade mínima e/ ou aproveitamento recebem uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, na qual onde constará carga horária e módulos da formação.