O novo paradigma de Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública Local
11/06/2024 2024-07-16 17:59O novo paradigma de Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública Local
O novo paradigma de Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública Local
Autor
Sérgio Almeida
Licenciado em Gestão e Contabilidade, tendo Pós-Graduações em Prospetiva e Planeamento do Desenvolvimento Local e Regional e em Gestão da Qualidade. Atualmente é Dirigente Intermédio de 2.º Grau da Divisão da Divisão Administrativa, Jurídica e de Recursos Humanos, assegurando a coordenação das seguintes áreas: Gestão da Qualidade, Informática, Modernização Administrativa, Recursos Humanos, Atendimento ao Munícipe, Expediente/Licenciamentos, Jurídica, Metrologia.
Há alguns anos para cá, a Administração Pública Local (doravante APL) tem vindo a ser confrontada com novos desafios, cada vez mais exigentes, mas também aliciantes, com um potencial enorme, que se reflete nas mais diversas esferas da sociedade.
Estamos todos de acordo, quanto à importância que a APL tem no desenvolvimento do território e das sociedades. Mais competências, fruto da descentralização, maior exigência e profundidade nos processos e menos recursos disponíveis, são o novo paradigma da APL.
Então o que fazer?
Construir/desenvolver uma estratégia Municipal mais alinhada com as reais necessidades, realinhar os processos e com maior refinamento, promover fluxos de interação que proporcionem uma maior proximidade com as Pessoas, são ambições só concretizáveis com um aproveitamento do investimento das Pessoas, com o desenvolvimento da gestão, mas também aproveitando as enormes oportunidades que a tecnologia e soluções de Inteligência Artificial nos oferece.
A arte de Planear, Executar, Monitorizar e Melhorar é um enorme saber que a APL vai ter de conquistar. Maior rapidez de resposta ao cidadão, decisões mais estruturadas e maior rigor na informação, é que se pretende da APL.
A APL já passou por vários processos de transição, organizacionais e tecnológicos, mas hoje a realidade é outra: Deparamo-nos com a necessidade de Recursos humanos (doravante RH), mas não os conseguimos atrair; quando temos fenómenos de rotatividade de Colaboradores, que não conseguimos reter; quando temos Colaboradores descontentes e não os conseguimos motivar; quando temos uma elevada taxa de acidentes de trabalho, mas não a conseguimos reduzir; Como melhorar o desempenho dos nossos Colaboradores, quando não sabemos qual é.
Não é novidade para ninguém, que ao longo de várias décadas a APL foi recolhendo enormes quantidades de dados e informações dos seus Cidadãos/Colaboradores, fruto dos seus processos e interações com a sociedade/força de trabalho, na maior parte das vezes, de forma desorganizada e não sistematizada. Hoje, são uma mais valia para todos.
Mesmo num contexto interno, os dados dos nossos RH são valiosos. O novo desafio da gestão de RH, passa por tirar partido dos benefícios e vantagens da imensidão de dados que existem, recorrendo a modelos de análise e tecnologias cada vez mais inteligentes, permitindo tornar os RH da APL cada vez mais competitivos.
Equacionar e correlacionar indicadores que refletem as práticas e políticas de RH com os indicadores de resultados, promovem e potenciam os RH, a assumirem-se como verdadeiros drivers ativos da APL.
Não esqueçamos o acelerador do desenvolvimento da gestão, das pessoas e da tecnologia, que a nova variável, “Inteligência Artificial”, irá proporcionar à APL a curto prazo. Sim, estamos numa nova era, desafiadora, com enorme potencial, mas também com riscos. A sua utilização carece de ser regulada.
Um estudo da “Mercer Global Talent Trends de 2020 “ destaca “Sense with Science” como uma das 4 tendências no âmbito da gestão de RH, que resume um racional de utilização/ potenciação de forma crescente de soluções de inteligência artificial e automação na construção de projeções futuras da força de trabalho e na análise de indicadores ao nível dos RH. Não obstante, reflete a necessidade de envolvimento humano em todos os processos de tomada de decisão.
Inevitavelmente, estamos numa nova era da APL. Uma gestão mais profissional e transparente, com soluções de analítica e Inteligência Artificial da APL, para a APL. Crescer, fazendo crescer!